Retomando a vida de blogueira

Tenho 45 anos. Para alguns, isso é uma sentença de morte. Para outros, é o começo da segunda metade de minha vida. Para mim, é o momento de me questionar: como viverei o resto da minha vida? E no atual momento que atravesso, essa pergunta deve se transformar em: de que viverei o resto da minha vida?

Espero ainda trabalhar muito. Meu primeiro registro em carteira profissional foi aos 16 anos, e conservo esta carteira até hoje, embora nos últimos 12 minha atuação tenha sido coo free lancer, como a de muitas mães que optaram por permanecer mais tempo ao lado de seus filhos. Tenho três, e agora que os três não demandam tanto minha presença, minha nova pergunta é: de que forma conseguir mais trabalho?

Minha tendência natural é retomar os projetos antigos, que no passado me trouxeram visibilidade e alguns resultados interessantes. Este projeto, Meunomenai, proporcionou meu ingresso no doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP, experiência que foi um grande desafio e que hoje eu tenho muita satisfação em contar que consegui.

Venho aqui para divulgar o III Seminário de Comunicação e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, que será realizado no próximo dia 4 de junho no auditório Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública da USP. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público interessado nas temáticas abordadas, que são muito variadas. A Faculdade de Saúde Pública da USP fica localizada na Av. Dr. Arnaldo, 7150, ao lado do metrô Clínicas (Linha Verde).

Abaixo, a programação e os palestrantes confirmados:

10h – Disputa de sentidos e utilização do Youtube por mulheres afro-latinas: saúde de populações negras nas escolas de saúde pública do Estado de São Paulo (estudo de cinco universidades)

Andréa Rosendo da Silva e Enola Mango

andrea_rosendo_dasilva

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina (PROLAM), da Universidade de São Paulo(USP). Mestre em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR). Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2010) e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Positivo (2002). É jornalista e atua na área de assessoria de imprensa. Integra o Grupo de Pesquisa Midiaculturas, Poder e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR (PPGCP/UFPR), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia (PGSOCIO/UFPR) e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP/PPGCP/ PGSOCIO/UFPR). Pesquisadora nas áreas de Comunicação, Cultura; Mídias, Mediação e Recepção; Gênero e Identidade das mulheres afro-latinas.

Foto

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo (2016). Trabalhou como professora em voluntariado, administrando o curso de Informática básica da ONG para imigrantes (2018). Tem experiência na área de Sistemas de Informação, com ênfase em gestão de TI, atuando principalmente nos temas: Usabilidade, Ergonomia e administração de Banco de Dados.

11h – A arte de comunicar o diagnóstico ao paciente

Ênio Roberto de Andrade

Foto

Diretor do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; coordenador do ambulatório de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Formação em Psiquiatria com ênfase em psiquiatria da infância e da adolescência.

 

13h – Democratização do conhecimento : as revistas científicas brasileiras de saúde pública no Facebook e os desafios para o futuro

Maria Thereza Diana Reis

Foto

Mestra em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, FSP USP (2018). Especialista em Comunicação Jornalística pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2002). Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1997). Jornalista com experiência na área de Saúde Pública/Coletiva, tendo atuado no Grupo de Apoio e Prevenção à Aids do Estado de Minas Gerais (2000-2001), no Centro de Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc), ligado à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2002-2004), no Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP) (2003-2010), no HVTU Vila Mariana, Centro de Pesquisas de Vacinas contra a Aids, ligado ao Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2004), na Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) (2010-2018). Desde 2011 atua eventualmente como jornalista para a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) na cobertura de eventos. Foi membro da Comissão de Informação, Educação e Comunicação do Conselho Estadual de Saúde do Estado de São Paulo (2013-2015). Jornalista free-lancer (desde 1998).

14h – Comunicação entre profissional de saúde e pessoa em estado de adoecimento

Eunice Almeida Ferreira

Foto

Possui graduação em Enfermagem, mestrado em Ciências Sociais-(1996); doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2004); pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2013) . Atualmente é professor doutor do curso de graduação em Obstetrícia e do Programa de Pós -Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo(EACH-USP). Líder do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais para área da Educação e da Saúde (GIEPES). Temas de interesse: Formação de profissional da saúde. Acessibilidade aos serviços de saúde. Informação- comunicação nos serviços de saúde. Gestão dos serviços de saúde.

15h -Discursos de lideranças indígenas e Saúde Pública

Valdir Baptista

Resultado de imagem para valdir baptista imagem

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (1989) e Especialização em Teoria da Comunicação (1994), ambos pela Faculdade Cásper Líbero, Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo USP (2016), estudando o uso do audiovisual em Saúde Pública. Durante dez anos (2000-2010), foi coordenador do curso de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi, onde também criou o curso de Cinema, cuja coordenação acumulou por cerca de dois anos. Atuou também no mesmo período como professor nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação lato sensu da Universidade Anhembi Morumbi. Coordenou, para a Universidade Anhembi Morumbi, no biênio 2008/2009, um curso in company de extensão em televisão para os Profissionais da TPA (Televisão Pública de Angola), com duração de 11 meses, que foi oferecido em Luanda, Angola. Atualmente, leciona no FIAM-FAAM Centro Universitário, as disciplinas Argumento e Roteiro II, Narrativa em Hipermídia, Introdução ao Audiovisual e Direção Técnica de Produtos Audiovisuais. Foi professor da disciplina Jornalismo Cultural e orientador de trabalhos de final de curso nas especializações lato sensu: Midia, Informação e Cultura (MIDCULT) e Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos (GESTCULT), no Celacc, Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, núcleo de pesquisa interdepartamental criado na Escola de Comunicações e Artes, ECA, da Universidade de São Paulo, em 1996, e vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

16h – Homoparentalidade feminina

Paula Carvalho

Foto

Realizou o doutorado no Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo (USP), com o trabalho: Homoparentalidade feminina: nuances da assistência no período gravídico-puerperal na perspectiva de mulheres residentes no município de São Paulo (Bolsista CNPq). Esteve na University of Southern California em Los Angeles (EUA) entre Abril e Julho de 2017, com a supervisão local da professora Sofia Gruskin, que trabalha com Saúde Global e Direitos humanos. É formada em Biologia, possui mestrado em Microbiologia e migrou para questões de Saúde Pública e estudos de gênero, com ênfase em pesquisa e análise qualitativa. Ela está interessada especialmente em saúde materno-infantil, assistência ao parto, disparidades de saúde para as mulheres lésbicas, direitos humanos, direitos reprodutivos, estudos LGBT e relações de gênero. Atualmente compõe o Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT+ (NUDHES) e trabalha como pesquisadora e entrevistadora em duas pesquisas realizadas com mulheres transexuais, a Coorte TransNacional e a pesquisa TransAmigas.

17h – Epidemiologia, nutrição e divulgação científica

Tatiana Collese

Foto

Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo (2012). Mestre pelo Departamento de Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutoranda no Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Colaboradora do YCARE (Youth, Child cArdiovascular Risk and Environmental) Research Group, FMUSP. Foi pesquisadora do GENUD (Growth, Exercise, NUtrition and Development) Research Group, UNIZAR – Universidad de Zaragoza – Espanha. Foi pesquisadora do Estudo Multicêntrico Europeu I Family Study. Cursou extensão profissionalizante de nutrição clínica em cardiologia no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Possui vivência em: Cirurgia Bariátrica no Hospital Israelita Albert Einstein; Alta gastronomia pela GR/SA na AMCHAM (American Chamber of Commerce for Brazil, São Paulo); Nutrição em Marketing na Loja Mundo Verde; Saúde Pública: Associação Prato Cheio e ONG Banco de Alimentos. Foi agente de pesquisa do Estudo Canadense PURE-Prospective Urban and Rural Epidemiological Study. Recebeu bolsa de estudos do Programa Santander Universidades na Peking University – China. Revisora das revistas científicas: Appetite, Advances in Nutrition, European Journal of Nutrition, Public Health Nutrition e Gaceta Sanitária. Pesquisadora na área de desfechos e fatores associados à saúde cardiovascular, principalmente, em crianças e adolescentes.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s