Teorias do trauma e literatura em saúde

As teorias do trauma histórico aparecem cada vez mais na literatura sobre saúde individual e comunitária, especialmente em relação às populações minoritárias raciais e étnicas e grupos que apresentam disparidades significativas em saúde. Como conseqüência desse rápido crescimento, a literatura sobre trauma histórico compreende abordagens de terminologia e pesquisa diferentes.

Resultado de imagem para historical trauma

O artigo “Trauma histórico como narrativa pública: uma revisão conceitual de como a história afeta a saúde atual”, uma revisão crítica, integra essa literatura para especificar mecanismos teóricos que explicam como o trauma histórico influencia a saúde de indivíduos e comunidades. “Argumentamos que o trauma histórico funciona como uma narrativa pública para grupos ou comunidades particulares que conectam experiências e circunstâncias atuais com o trauma para influenciar a saúde”, descreve N. V. Mohatt, um dos autores do estudo. “Tratar o trauma histórico como uma narrativa pública desloca o discurso de pesquisa longe de uma busca exclusiva de variáveis ​​causais passadas que influenciam a saúde para identificar como as experiências atuais, suas narrativas correspondentes e seus impactos na saúde estão conectados a narrativas públicas de trauma histórico para um particular grupo ou comunidade”.

O artigo também discute como a conexão entre trauma histórico e experiências atuais, narrativas relacionadas e impactos na saúde pode funcionar como fonte de sofrimento atual e resiliência.

Para conhecer o estudo, acesse o link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24561774

Texto escrito por Silvana Schultze, para o blog Meunomenai. Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s