Fonoaudiologia e idosos: contato com o “velho interior”

Fonoaudiólogos que trabalham com idosos no âmbito hospital precisam entrar em contato com seu “velho Interior”: seus medos, tabus e concepções de envelhecimento. É o que defendem as fonoaudiólogas Silvia Ligia Svezzia e Belkis Trench, autoras do estudo “Admirável lugar no mundo de velhos: práticas e vivências fonoaudiológicas em hospitais”.
O trabalho teve como objetivo conhecer a prática de fonoaudiólogos que atuam com pacientes idosos internados sob cuidados neurológicos em hospitais da cidade de São Paulo, e contou com nove fonoaudiólogas que trabalham em diferentes instituições da cidade e por duas pesquisadoras que exerceram a função de coordenadoras. Da dinâmica do grupo focal emergiram e foram analisados os seguintes temas: a escolha profissional, a inserção hospitalar, as práticas e vivências hospitalares e a relação com o idoso e com o envelhecimento. “Fonoaudiólogas que disseram gostar do trabalho com idosos geralmente enxergam um lado positivo para o envelhecimento e a velhice”, destaca o estudo.
Dentre os resultados, as pesquisadoras ressaltam que a identidade profissional do fonoaudiólogo que trabalha com idosos em hospitais foi construída com referência no modelo biomédico e que o incremento de seu campo de atuação está diretamente relacionado à maneira como a categoria consegue extrapolar esse modelo e reconstruir sua identidade colocando tanto a técnica quanto a emoção a serviço de sua profissão.
Texto escrito por Silvana Schultze, do blog http://www.meunomenai.com
Para conhecer o texto completo, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902004000300009&lng=pt&nrm=iso
Se você gostou deste texto, poderá gostar também de:
http://meunomenai.com/2014/03/01/dispraxia-verbal-pesquisa-analisa-processos-de-substituicao/
http://meunomenai.com/2014/01/17/sistema-pecs-e-autismo-comunicacao-por-figuras/
http://meunomenai.com/2014/01/15/terapia-ocupacional-e-tratamento-de-transtornos-de-linguagem/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s