Idosos e doenças cardiovasculares: o papel da alimentação

Qual a influência dos hábitos alimentares de idosos na prevenção de doenças cardiovasculares? Interessados na resposta, os pesquisadores Sabrina Dalbosco Gadenz e Luís Antônio Benvegnú investigaram os hábitos de 212 idosos hipertensos. “As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e incapacidade em idosos”, destacam.

Os resultados estão no estudo “Hábitos alimentares na prevenção de doenças cardiovasculares e fatores associados em idosos hipertensos”, e sugerem os idosos hipertensos estão encontrando dificuldade para adotar hábitos alimentares saudáveis. “Os hábitos alimentares saudáveis dos idosos hipertensos avaliados estão aquém daqueles preconizados”, afirmam os pesquisadores, apontando que no Brasil tem-se observado que a dieta vigente apresenta maior participação de alimentos com excesso de calorias provenientes de açúcares livres e de gorduras saturadas e menor presença de frutas, legumes e verduras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a American Heart Association (AHA), ressalta o estudo, definiram estratégias para redução do risco de doenças cardiovasculares. “Entre elas, está a adoção de uma alimentação rica em frutas e vegetais, dando preferência aos grãos integrais, alimentos ricos em fibras, peixes, carnes magras e produtos lácteos com baixo teor de gordura”, afirmam os pesquisadores, destacando a importância de também diminuir a ingestão de açúcar e preferir alimentos com pouco sal.

Questões de hábito e o preço dos alimentos foram algumas das justificativas para que os idosos não seguissem a alimentação recomendada. Além disso, a maioria dos entrevistados não fazia pelo menos cinco refeições por dia, apesar de esta ser a recomendação do Manual do Idoso do Ministério da Saúde. “Fazer refeições de maneira irregular tem sido associado ao aumento de fatores de risco cardiovascular em idosos”, destacam os pesquisadores.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Se você gostou deste texto, poderá gostar também de:

http://meunomenai.com/2014/01/01/queda-entre-idosos-a-influencia-de-fatores-socioambientais/

http://meunomenai.com/2013/10/04/programa-de-reabilitacao-de-memoria-reduz-queixas-e-melhora-humor-de-idosos/

http://meunomenai.com/2013/07/18/life-span-e-marco-no-estudo-do-envelhecimento/

http://meunomenai.com/2013/06/29/eupaciente-site-reune-pessoas-com-mesmas-doencas-para-troca-de-experiencias/

http://meunomenai.com/2013/06/25/atendimento-fonoaudiologico-gratuito-e-a-baixo-custo-em-sao-paulo/

 

Share this:

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s