Mulheres e mastectomia: Yoga para diminuir estresse e dor


O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum na população feminina, sendo um dos mais temidos pelas mulheres. “As mulheres que se submetem ao tratamento de câncer de mama passam por grande sofrimento”, ressaltam os pesquisadores Marina Lima Daleprane Bernardi, Maria Helena Costa Amorim, Eliana Zandonade, Danilo Forghieri Santaellae Juliana de Assis Novais Barbosa, destacando que os cuidados às mulheres acometidas pelo câncer de mama não devem se esgotar em procedimentos cirúrgicos, quimio e radioterápicos, e devem ser permanentes. “O estado de tensão decorrente de toda essa situação vivida pelas mulheres mastectomizadas é referido por muitas pacientes como fator de enfraquecimento ao combate da doença e favorecedor tanto de sua recorrência, quanto de sua progressão”.

Em função disso, os pesquisadores decidiram investigar os benefícios da prática de yoga no processo de recuperação de mulheres que passaram por mastectomia. “A recuperação teria como objetivo tratar ou atenuar as incapacidades causadas pela doença ou pelos efeitos colaterais do tratamento com o objetivo de promover sua reintegração social e qualidade de vida”, ressaltam os autores do estudo “Efeitos da intervenção Hatha-Yoga nos níveis de estresse e ansiedade em mulheres mastectomizadas”.

A prática de yoga foi escolhida pela possibilidade de reunir o bem-estar psicossocial ao espiritual, além do trabalho com o próprio corpo. “O Hatha-Yoga é uma vertente do Yoga que busca desenvolver o potencial do corpo estabelecendo sua integração com a mente, atenuando, desta forma, problemas físicos e emocionais”, explicam os autores, destacando que é a ramificação do Yoga mais difundida no Ocidente. O sistema dessa ramificação é composto por posturas corporais, controle da respiração, inibição sensorial, concentração e meditação, além de diversas técnicas de limpeza orgânica.

A prática foi descrita por mulheres participantes do estudo com frases como uma experiência ótima, que trouxe calma e alívio da dor. “A prática de yoga tem me mostrado que praticando-a vencemos as limitações que impomos ao nosso corpo”, afirmou uma dessas mulheres. Para outra, “praticar yoga é como tomar anestesia, deixa o corpo sem dor e sem querer despertá-lo”.

Com base nesses resultados, o estudo concluir que “o Hatha-Yoga funciona como ferramenta que auxilia a mulher no enfrentamento do câncer de mama à medida que promove o seu autoconhecimento, a melhora de sua autoestima e o gerenciamento de sua ansiedade e estresse, assim como a favorece suas relações externas”.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Se você gostou deste texto, poderá gostar também de:

http://meunomenai.com/2013/11/08/mulheres-no-poder-pesquisa-aponta-satisfacao-desafios-e-motivacoes-para-empreendedorismo-feminino/

http://meunomenai.com/2013/09/17/fisioterapia-e-doenca-de-parkinson-homens-e-mulheres-apresentam-mais-forca-e-equilibrio-5/

http://meunomenai.com/2013/07/25/identificacao-formal-mudancas-de-comportamento-e-atitudes-em-mulheres-adultas-superdotadas/

http://meunomenai.com/2013/07/11/mulheres-de-baixa-renda-consomem-produtos-de-beleza-como-forma-de-compensacao/

http://meunomenai.com/2013/06/29/pesquisa-da-usp-analisa-decisao-de-mulheres-por-cirurgia-bariatrica/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s