Superdotação e liderança criativa: proposta para estímulo

O tema da liderança vem sendo debatido intensamente na literatura, principalmente no ambiente empresarial, governamental e militar, mas seu conhecimento ainda é bastante escasso entre os educadores e psicólogos. Alguns tópicos desse conhecimento são abordados no estudo “Liderança em jovens:uma proposta para identificação e desenvolvimento da criatividade e superdotação”, de autoria dos pesquisadores Steven I. Pfeiffer e Solange Muglia Wechsler. “Existem possibilidades de detectar a superdotação intelectual e criativa entre crianças e jovens e expectativas de superação de um nível básico de competência para atingir o de especialista ou esperto, em qualquer área, permitindo assim o aparecimento da liderança”, ressaltam os autores.

O estudo trata ainda de indicadores da liderança, ou como a liderança se desenvolve entre os jovens, além de possíveis diferenças de sexo, e a relação da inteligência com a criatividade. Os autores apresentam ainda um modelo para estimular a liderança criativa e uma escala para professores avaliarem superdotação, com o objetivo de estímulo.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog http://www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-166X2013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=en

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s