Aprendizagem de autistas: eficácia da estratégia aumenta habilidade para comportamentos mais complexos

Muitos pais de autistas consideram o desenvolvimento social o principal ganho de seus filhos aos freqüentarem a escola, seja regular ou especial. Com o direcionamento de autistas para escolas regulares, porém, aumenta a exposição desses alunos aos conteúdos acadêmicos tradicionais. Interessada no processo de aprendizagem dos conceitos de adição e subtração por autistas, a pesquisadora Camila Graciella Santos Gomes acompanhou uma adolescente autista que recebeu estímulos visuais para explicar as operações aritméticas.

Autora do estudo “Autismo e ensino de habilidades acadêmicas: adição e subtração”, a pesquisadora descreve como gradualmente foi aumentada a comeplexidade das operações ensinadas, à medida que ia aumentando o número de acertos dela nas tarefas. “O ensino de habilidades acadêmicas para pessoas com autismo tem recebido pouca atenção de estudos, provavelmente porque os comprometimentos clássicos do transtorno relacionados à comunicação, interação social e comportamentos são vistos como prioritários no desenvolvimento de pesquisas”, explica a pesquisadora.

O estudo utilizou procedimentos adaptados com base em descrições sobre o quadro de autismo, princípios de aprendizagem da análise experimental do comportamento, técnicas de ensino e observação direta do repertório da participante. “Pode-se perceber que, com o aumento da eficácia das estratégias de ensino que possibilitam a aquisição de habilidades básicas e que suplementam as dificuldades clássicas do transtorno, crianças com autismo têm mostrado um ganho no repertório geral e, conseqüentemente, tornam-se hábeis a aprender comportamentos mais complexos como àqueles necessários aos conteúdos acadêmicos”, destaca o estudo.

A menina autista participante do estudo à época tinha 12 anos e freqüentava uma classe com colegas de 11 anos em média. Sabia ler e escrever, mas demonstrava dificuldade em compreender os conteúdos. Enquanto o restante de sua turma trabalhava conteúdos de multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada, ela ainda não havia aprendido a resolver operações de adição e subtração. Sua fala é descrita como repetitiva e estereotipada, e era comum que a menina falasse sobre o mesmo assunto ou fizesse a mesma pergunta diversas vezes. “Apresentava também alteração no tom da fala, troca de pronomes e dificuldades na organização de frases”, descreve o estudo, completando que a menina compreendia literalmente ordens verbais e apresentava dificuldades na compreensão de ordens complexas e conceitos abstratos, necessitando de explicações mais simples e diretas. Não compreendia conceitos que necessitavam de relações entre objetos ou quantidade como “maior”, “menor”, “mais” ou “menos”.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000300004&lng=pt&nrm=iso

Se você gostou deste texto, poderá gostar também de:

“Rastreamento de sinais de autismo em irmãos”

http://meunomenai.com/2013/12/06/rastreamento-de-sinais-de-autismo-em-irmaos-2/

“Teoria da Mente e autismo: treinamento para desenvolver habilidade metacognitiva”

http://meunomenai.com/2013/11/13/teoria-da-mente-e-autismo-treinamento-para-desenvolver-habilidade-metacognitiva-2/

“Dicas para desenvolver habilidade de conversação avançada em crianças com autismo”

http://meunomenai.com/2013/08/07/dicas-para-desenvolver-habilidade-de-conversacao-avancada-em-criancas-com-autismo/

“Lecionando para crianças e adolescentes com autismo: informações para pais e professores compartilharem”

http://meunomenai.com/2013/07/16/lecionando-para-criancas-e-adolescentes-com-autismo-informacoes-para-pais-e-professores-compartilharem/

“Estratégias de ensino para crianças com autismo”

http://meunomenai.com/2013/07/08/estrategias-de-ensinopara-criancas-com-autismo/

1 thought on “Aprendizagem de autistas: eficácia da estratégia aumenta habilidade para comportamentos mais complexos”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s