Atividades como ir à igreja, fazer viagens curtas e ir a reuniões sociais são consideradas atividades avançadas para idosos, e se feitas diariamente podem levar a uma velhice bem-sucedida. É o que aponta o estudo “Envolvimento social e suporte social percebido na velhice”.

A pesquisa, conduzida por Anita Liberalesso Meri e Ligiane Antonieta Martins Vieira, entrevistou cerca de 1.450 idosos e destaca que as atividades avançadas diárias permitem que os idosos sejam vistos e valorizados em termos sociais, físicos e intelectuais, entre outros. “A manutenção de atividades avançadas de vida diária de natureza social, de lazer, cultural, organizacional e política indica motivação para relações sociais, integração social e produtividade, elementos que integram o conceito de velhice bem-sucedida”, destacam as pesquisadoras.

Além disso, o estudo conclui que as atividades avançadas diárias estão relacionadas à diminuição do risco de morte, ao bem-estar emocional e à redução de sintomas depressivos, entre outros benefícios.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenail.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Se você gostou deste texto, poderá também gostar de:

http://meunomenai.com/2013/10/04/programa-de-reabilitacao-de-memoria-reduz-queixas-e-melhora-humor-de-idosos/

http://meunomenai.com/2013/07/18/life-span-e-marco-no-estudo-do-envelhecimento/

http://meunomenai.com/2013/06/29/eupaciente-site-reune-pessoas-com-mesmas-doencas-para-troca-de-experiencias/

http://meunomenai.com/2013/06/25/atendimento-fonoaudiologico-gratuito-e-a-baixo-custo-em-sao-paulo/