Leitura em voz alta e escrita: interferência positiva

Ler em voz alta pode contribuir no processo de apropriação da escrita por crianças. “As características da leitura em voz alta – a presencialidade atualizada pela voz e pelo olhar, a convocação do corpo sonoro e seu potencial para transmitir cultura – são significantes e podem interferir positivamente no processo de apropriação da escrita”, defende a pesquisadora Lucila Maria Pastorello.

Autora da dissertação de mestrado “Leitura em voz alta e apropriação da linguagem escrita pela criança”, defendida na Faculdade de Educação da USP, a pesquisadora realizou um entrecruzamento entre a lingüística, a psicanálise e a clínica fonoaudiológica. O estudo destaca que a leitura em voz alta, entretanto, pode ser uma tarefa árdua e até frustrante, se for desempenhada pelos próprios alunos. A leitura em tropeços, segundo a pesquisadora, que é natural em uma criança que se depara com um texto pela primeira vez, pode afastar o leitor do texto, pois “a incompletude é aniquiladora”.

A pesquisadora aponta ainda que, em seu trabalho, foram os textos marcadamente estéticos, e não os informativos, que possibilitaram a circulação do desejo e o laço com o escrito. “A cena de leitura em voz alta permite à criança ´ouviver´ a escrita a partir de um saboreamento, do saber as letras”, ressalta, com destaque para o neologismo que une os verbos “ouvir” e “viver”.

A dissertação destaca, ainda, um emocionante depoimento do escritor Moacir Scliar, no qual ele relata a prática de sua mãe de ler em voz alta para ele, ainda em sua barriga. A mãe do escritor faleceu em função de complicações de seu parto, mas a história manteve-se viva por meio dos relatos de seu pai, que mencionava inclusive o autor preferido do bebê Moacir: Machado de Assis.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-154846/pt-br.php

Se você gostou deste texto, poderá gostar também de:

http://meunomenai.com/2013/10/04/curriculo-escolar-e-agente-potencializador-de-acoes-para-alunos-com-altas-habilidadessuperdotacao/

http://meunomenai.com/2013/10/02/provinha-brasil-pesquisadora-alerta-que-instrumento-de-avaliacao-da-alfabetizacao-pouco-contribui-para-formacao-de-leitores-e-escritores/

http://meunomenai.com/2013/06/29/estrutura-escola-afeta-saude-de-professores-conclui-estudo/

http://meunomenai.com/2013/09/18/expansao-da-universidade-publica-brasileira-existe-politica-de-formacao-pedagogica-de-professores/

http://meunomenai.com/2013/09/18/pesquisa-aponta-oportunidades-de-questionamento-cientifico-oferecidas-pelo-metodo-montessori/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s