Programa Alfabetização Solidária: tese aponta difusão de ideias neoliberais, como financiamento público e privado e mão de obra barata e temporária


O Programa Alfabetização Solidária foi, realmente, uma política governamental de alfabetização de jovens e adultos, apesar de se postular como não governamental. Essa é a conclusão da pesquisadora Gladys Beatriz Barreyro, autora do estudo “Política sociais e educação: o programa Alfabetização Solidária e a participação das instituições de ensino superior na sua implementação”.

Segundo a autora, o formato do programa difundiu um modelo de implementação de políticas sociais que aplicou ideias neoliberais adaptadas ao Brasil, tais como financiamento público e privado, utilização de mão de obra barata e temporária, filantropização das problemáticas sociais e terceirização na implementação, por meio de Instituições de Ensino Superior. “A essas, o Programa proporcionou o desenvolvimento de atividades como extensão e estágios, e valiosas experiências de pesquisa, produção de materiais e envolvimento com a problemática da Educação de Jovens e Adultos”, destaca a pesquisadora.

A tese de Doutorado foi defendida na Faculdade de Educação da USP, e teve como objetivos

explicar as características das políticas sociais decorrentes do contexto de reformas e mudanças no papel dos Estados latino-americanos, particularmente o brasileiro, analisar as políticas educacionais da década, especialmente a municipalização, e explicar, analisar e interpretar a política na ação, mostrando como as Instituições de Ensino Superior, as quais passavam por um processo de expansão com novas regras de avaliação, credenciamento e reconhecimento, implementaram esse Programa.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23012013-162535/pt-br.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s