Fisioterapia aliada a toxina botulínica melhora qualidade de vida de pacientes com distonia cervical


O tratamento com toxina botulínica costuma ser indicado para casos de distonia cervical (torcicolo). As contribuições do tratamento multidisciplinar, entretanto, são admitidas, conforme a pesquisadora Mariana Araújo Ribeiro Queiroz.

Autora do estudo “Tratamento da distonia cervical com fisioterapia: estudo de 20 casos”, avaliou o efeito da associação da toxina botulínica a um protocolo de fisioterapia na gravidade da distonia cervical, incapacidade e dor, além do efeito dessa associação na qualidade de vida dos pacientes. “Foi proposto um novo modelo de tratamento para pacientes com distonia cervical que seriam submetidos a um protocolo fisioterapêutico, baseado em três principais abordagens: aprendizagem motora, cinesioterapia e estimulação elétrica funcional na musculatura antagonista ao padrão distônico”, explica a pesquisadora, que defendeu dissertação de mestrado na Faculdade de Medicina da USP.

Os resultados dos tratamentos na qualidade de vida foram avaliados conforme aspectos físicos e emocionais. Em relação aos aspectos físicos, o grupo de pacientes que recebeu tratamento aliado à fisioterapia apresentou melhora significativa em três subdomínios: capacidade funcional, limitação por aspectos físicos e dor. Houve também diferença nos resultados apresentados por pacientes tratados apenas com toxina em relação aos que receberam o tratamento conjunto nos subdomínios limitação por aspectos físicos e dor. Em relação aos aspectos emocionais, o grupo que recebeu tratamento conjunto apresentou melhora significativa nos subdomínios vitalidade, aspectos sociais e saúde mental.

A pesquisadora afirma que novas pesquisas são necessárias para confirmar eseus achados e solidificar a reabilitação neurológica como um tratamento eficaz no manejo da distonia cervical.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5138/tde-03072012-091938/pt-br.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s