Programas de Qualidade de Vida no Trabalho: pesquisador aponta acidentes, doenças e mortes no trabalho como conseqüências da alienação


Programas de Qualidade de Vida do Trabalhador, segundo o pesquisador José Newton Garcia de Araújo, fazem parte de estratégias de manipulação-sedução do trabalhador. Autor da pesquisa “Qualidade de vida no trabalho: controle e escondimento do mal-estar do trabalhado”, o pesquisador analisa os programas de qualidade de vida sob a luz do capitalismo, revendo análises de Marx sobre o sistema de trocas que faz da alienação a essência do trabalho. “Tal modo de produção continua sendo uma fonte permanente de acidentes, doenças e mortes no trabalho, fazendo milhões de vítimas, anualmente, em todo o planeta”, destaca o estudo.

De acordo com o pesquisador, as relações entre capital e trabalho se traduzem em um conflito inconciliável, que os ideólogos da gestão de recursos humanos tentam, no entanto, ‘desconhecer’ ou ocultar. “As sucessivas inovações tecnológicas estão orientadas para a redução e posterior eliminação do homem, nos processos de produção, embora isso só seja parcialmente possível”.

O autor questiona ainda algumas categorias de qualidade de vida no trabalho. “Não passam de um rol de itens bem-intencionados e vazios, pois negados, via de regra, pela realidade cotidiana do trabalho, nos mais diversos modelos de empresas, sejam elas públicas ou privadas, nacionais ou multinacionais, grandes, médias ou microempresas”.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462009000300011&script=sci_abstract&tlng=pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s