Programa de reabilitação de memória reduz queixas e melhora humor de idosos


O efeito terapêutico de um programa de reabilitação da memória (RM) em um grupo de idosos é descrito no estudo “Reabilitação da memória em idosos com queixas mnemônicas e sintomas depressivos: estudo piloto não controlado”. Os autores, Tania Maria Netto, Rochele Paz Fonseca e Jesus Landeira-Fernandez, acompanharam um grupo de idosos entre 65 e 80 anos de idade, com queixas de perda de memória e sintomas sugestivos de depressão. “Queixas de memória e sintomas sugestivos de depressão são geralmente frequentes em adultos idosos, podendo evoluir para quadros mais graves”, alertam os autores.

O programa de reabilitação da memória contou com 24 sessões, realizadas duas vezes por semana, cada com duração de 90 minutos. “Esta intervenção incluiu técnicas de aprendizagem explícita e implícita, com estratégias mnemônicas internas e externas”, descreve o estudo.

Os resultados apontam redução nas queixas de memória e nos sintomas sugestivos de depressão, aumento da velocidade de processamento atencional e aprimoramento da memória de trabalho. “Conclui-se que, após o TM, o resultado de maior significância foi a alteração do estado do humor e, por segundo, o relato da redução das queixas de memória, sugerindo possível envolvimento de questões emocionais e de autoimagem desses idosos sem demências”, conclui o estudo.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2012000100020&script=sci_arttext

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s