Autismo e deficiência visual: educadora especial descreve desafio duplo


Como ensinar a um aluno autista que não enxerga? Esse é um dilema para uma educadora especial que conta com duas alunas adolescentes cegas e com diagnóstico de autismo em sua sala de aula. Técnicas baseadas em ilustrações são uma importante ferramenta de aprendizagem para autistas, utilizada tanto pelos pais quanto por terapeutas e educadores especiais. Como autistas costumam ter mais facilidade para aprender com figuras, desenhos e fotografias, a repetição de uma sequência de figuras ajuda na memorização. No caso das adolescentes sob a responsabilidade da educadora, entretanto, este recurso não pode ser utilizado.

A educadora descreve que em uma das alunas a ecolalia é mais presente. “A todo questionamento feito a ela, a resposta são as duas últimas palavras ditas por mim”, conta. Ecolalia é a repetição de frases, perguntas e palavras que caracteriza alguns autistas.

As duas alunas estão alfabetizas em braile, tanto para leitura como para escrita, e segundo a educadora dominam o uso do DOSVOX com competência e destreza. DOSVOX é um sistema para computadores utilizado por deficientes visuais, que entre outras aplicações faz síntese de fala e conta com jogos didáticos e ferramentas de apoio à aprendizagem.

A maior dificuldade encontrada pela educadora é manter uma rotina com as duas adolescentes. Orientação espacial e mobilidade, que no caso das duas alunas envolve orientações verbais da educadora, também apresentam dificuldades. “É necessário repetir isso constantemente, pois elas acabam esquecendo com facilidade, têm dificuldade de reter conceitos e aprendizagens com significado”, conta.

Por outro lado, ela já observou que seguir à risca alguns padrões facilita a aprendizagem das adolescentes. “Percebo que tudo o que acontece de forma mecanizada e sistematizada transforma-se em aprendizagens retidas”.

A educadora busca informações sobre o tema, que possam contribuir para o desenvolvimento de suas duas alunas. “Gostaria de mais sugestões para trabalhar com elas, pois pela ausência visual,sinto que muitas coisas poderiam ser mais estimuladas e acabam ficando muito restritas”, ressalta.

Leia outros textos do blog Meunomenai sobre os assuntos mencionados neste texto:

Técnica da Antecipação para diminuir a ansiedade de crianças autistas: http://meunomenai.com/2013/07/10/tecnica-da-antecipacao-para-diminuir-ansiedade-de-criancas-autistas/ e http://meunomenai.com/2013/07/09/agenda-visual-ensina-rotinas-a-crianca-autista/

Ecolalia: quando o autista apenas repete palavras, frases ou perguntas:

http://meunomenai.com/2013/07/27/ecolalia-quando-o-autista-apenas-repete-palavras-frases-ou-perguntas/

DOSVOX: com um computador comum deficientes visuais adquirem independência:

http://meunomenai.com/2013/09/26/dosvox-com-um-computador-comum-deficientes-visuais-adquirem-independencia/

Textos escritos por Silvana Schultze, do blog Meunomenai.

1 thought on “Autismo e deficiência visual: educadora especial descreve desafio duplo”

  1. Por favor preciso de sugestões de textos e leituras para fazer meu TCC na área do cego autista, escolhi este tema pq tenho um filho de 7 anos que até os 5 achávamos q era só cego, mas já percebíamos algo a mais. Em 2012 diagnosticamos com traços de autista, o ate então chamado ásperger. NÃO ESTOU SABENDO TRABALHAR COM ELE, COMO MÃE, como pedagoga que sou, e na escola estamos com muitas dificuldades na maneira de prender atenção dele…por isso voltei a fazer pós na área especial. Me ajudem pq aqui na minha cidade não há nada registrado, nem estudos e nem interesse a respeito do assunto.

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