Fonoaudiologia estendida para todas as mães e recém-nascidos: tese de doutorado aponta benefícios


Uma das indicações do acompanhamento fonoaudiológico é durante o desenvolvimento das habilidades de alimentação de bebês. Interessada nos efeitos que esse acompanhamento causam no primeiro ano de vida da criança, a pesquisadora Alessandra Regina Vieira Caetano de Macedo desenvolveu sua tese de doutorado na Faculdade de Medicina da USP. Entre os resultados, a autora observou que o grupo acompanhado por fonoaudiólogo apresentou desmame mais tardio, além de utilizar menos chupeta ao completar um ano. Também houve maior utilização de utensílios nesse grupo, que também levou menos tempo para inclusão de alimentos de consistência sólida em sua dieta.

Durante um ano, a autora acompanhou um grupo de recém-nascidos, para depois comparar os dados com crianças de um ano. Nos dois grupos, as crianças eram os primeiros filhos de cada mãe, todas maiores de 18 anos.

A tese “O desenvolvimento das habilidades de alimentação do bebê no primeiro ano de vida: uma perspectiva fonoaudiológica de promoção de saúde” destaca ainda que a, apesar dos benefícios evidentes, hoje a atuação de fonoaudiólogos em hospitais maternidade ainda está limitada. “Na grande maioria dos casos, ainda está limitada a um desempenho mais intervencionista nas unidades de tratamento intensivo (UTIs) neonatais, em detrimento de uma atuação generalizada e sistematizada para todas as mães/recém-nascidos”, ressalta.

A autora aponta ainda a importância de se avaliar a situação nutricional da criança. “Na população pediátrica, o suporte nutricional adequado é crítico, já que todos estão em crescimento e desenvolvimento, e a formação se completa em torno do segundo ano de vida, dependendo do suporte de proteínas, lipídios, carboidratos e micronutrientes adequados”.

 Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-10092012-151808/pt-br.php

1 thought on “Fonoaudiologia estendida para todas as mães e recém-nascidos: tese de doutorado aponta benefícios”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s