Expansão da universidade pública brasileira: existe política de formação pedagógica de professores?


Analisar o papel da pedagogia universitária em projetos inovadores de universidades públicas brasileiras foi o ponto de partida da tese de doutorado “A pedagogia universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: por uma cultura da docência e construção da identidade docente”, defendida na Faculdade de Educação da USP. A autora, Lígia Paula Couto, avaliaou em que medida projetos que, a princípio, podem ser classificados como inovadores cooperam para a transformação do ensino superior.

As universidades selecionadas foram a USP Leste e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, por afirmarem contar com propostas inovadoras. “Ambas as universidades estão inovando e trabalhando a pedagogia universitária”, destaca a autora. “No entanto, o trabalho com a pedagogia universitária e a formação pedagógica é muito mais presente na instituição que tem no ensino sua atividade fundante, do que naquela em que este fica subsumido na atividade de pesquisador do docente”.

Como resultado, a pesquisadora afirma que é possível analisar duas realidades diferentes: a instauração de uma cultura da docência capaz de promover a construção da identidade docente de seus professores, e uma cultura mais voltada à pesquisa, desvinculada do eixo ensino. “Esse estudo revela que é necessária uma aproximação da teoria/prática no que se refere à inovação proposta e, para isso, a área da pedagogia universitária pode contribuir de maneira fundamental, principalmente no tocante à formação docente para lidar com o aspecto inovador do projeto”.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13082013-164438/pt-br.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s