Alfabetização e letramento emergente: possibilidades e diminuição de dificuldades


Quando uma criança tem a possibilidade de experimentar eventos de letramento em sua primeira infância, essas vivências a conduzem por um processo de alfabetização sem grandes dificuldades. Essa é uma das conclusões da dissertação de mestrado “A importância do letramento emergente no processo de alfabetização: em foco o primeiro ano do ensino fundamental”, defendida na Escola de Educação da USP.

A autora, Ana Flávia Miranda Barbosa, acompanhou um grupo de alunos que cursava o primeiro ano do Ensino Fundamental em escola municipal. “A análise dos dados também nos indica que, embora este processo (de alfabetização) se desenvolva quase que naturalmente, alguns sujeitos da pesquisa fogem a ele, o que nos permite vivenciar uma riqueza de possibilidades própria da diversidade humana”, destaca.

Após constatar a necessidade da recuperação lúdica do letramento emergente para as crianças participantes da pesquisa, a autora procurou desenvolver atividades que contemplassem habilidades orais, escritas e leitoras. “Com a crença no fato de ser o letramento fundamental na constituição de um cidadão que se posicione criticamente na sociedade, desenvolvemos, por meio de uma pesquisa-ação, um trabalho que buscou ampliar o letramento dos alunos, possibilitando uma passagem pelo processo de alfabetização da maneira mais natural possível, tencionando amenizar as eventuais diferenças existentes devido a fatores sócio-culturais, quando do ingresso destes alunos no Ensino Fundamental”.

Os recursos utilizados para essa finalidade foram diário de bordo com anotações detalhadas sobre o desenrolar das atividades ao longo das aulas, questionários sócio-culturais com as famílias dos alunos, e entrevistas com algumas mães, além de portfólios e atividades diagnósticas recolhidas ao longo dos anos letivos de 2009 e 2010.

A teoria da pesquisa foi fundamentada em autores como Bakhtin, Vigotsky, Freire, Lahire, Ferreira, Colello, Kishimoto, Soares, Semeghini-Siqueira, entre outros.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062012-095228/pt-br.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s