Os diferentes graus de Autismo resultam em também diferentes graus de habilidades sociais. Por conta disso, crianças, adolescentes e adultos autistas podem ter dificuldades em lidar com situações corriqueiras, e mais ainda com situações que fujam à rotina, como mudanças de escola, de casa ou a necessidade de ir ao dentista tratar uma cárie.

Uma estratégia para diminuir o estresse que essas situações podem causar no autista une a técnica da antecipação, na qual o autista é preparado para algo que acontecerá num futuro próximo, ao uso de imagens, com as quais autistas têm mais facilidade para aprender conceitos. São as histórias sociais, que descrevem em detalhes a situação que deverá ser enfrentada pelo autista.

Na história, que pode ser sobre ficar doente ou ir ao supermercado, por exemplo, o autista vê uma sequência de imagens nas quais aparecem as ações e reações esperadas dele, e também o que ele pode esperar das pessoas que poderá encontrar no local. É importante também demonstrar o porquê das ações e reações.

O site Desafiando al Autismo reúne uma série de exemplos de histórias sociais, com legendas em espanhol: http://desafiandoalautismo.org/tag/historias-sociales/

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog http://www.meunomenai.com