Mapeamento de quintais residenciais com vegetação: pesquisa aponta método para auxiliar no planejamento urbano

Morar em uma casa é um sonho de muitos que moram em apartamento. Quase sempre, faz parte do sonho um belo jardim, mesmo que pequeno, mas suficiente para uma muda de jabuticabeira ou pitangueira. Alguns chegam a realizar esse sonho, mas quando se deparam com o trabalho que a manutenção do jardim exigem, não são poucos os que decidem substituir grama e plantas por um prático revestimento cerâmico, aumentando a impermeabilização dos centros urbanos. Mas afinal, cultivar alguns poucos metros quadrados de verde faz diferença diante do mar de um verdadeiro mar de concreto? O biólogo Caio Hamamura decidiu contribuir para esse debate.

Ciente de que o mapeamento da vegetação urbana tem se restringido às áreas públicas ou à área total, o biólogo testou diversos métodos para tentar mapear as áreas de quintais permeáveis. A pesquisa foi conduzida na Escola Superior de Agricultura da USP de Piracicaba, com o objetivo de desenvolver uma técnica que pudesse auxiliar o planejamento urbano e a investigação da contribuição dessas áreas para a vegetação urbana. “Os quintais privados ou domésticos têm características muito distintas das áreas públicas, pois por ser de domínio privado variam muito conforme as necessidades e os recursos de cada proprietário”, destaca.

O autor afirma que o mapeamento dessas áreas, além de representar boa parte do uso do solo urbano, pode apresentar uma ferramenta importante para análise da ecologia urbana devido à grande variabilidade de hábitat. “Conhecer qual a contribuição dos quintais privados para a vegetação total da área urbana pode fornecer bases para o planejamento urbano e para políticas públicas para essas áreas”, conclui.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Fonte: Universidade de São Paulo.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s