Impacto das novas tecnologias no ensino superior em cinema e audiovisual: pesquisa analisa transformações e demandas do mercado de trabalho


Qual o impacto da tecnologia digital sobre o ensino superior de ensino e audiovisual? Disposta a estudar as transformações da área, a pesquisadora Luciana Rodrigues Silva analisou documentos de escolas de cinema nacionais e internacionais e entrevistou professores, alunos e profissionais já formados. “Verificamos que o número de escolas de cinema e audiovisual brasileiras cresceram em 250%, potencializado por políticas públicas para a educação, pelas facilidades trazidas pelas tecnologias emergentes e pela intensificação de interesse dos jovens que nasceram em meio a um universo saturado de imagens e sons”, ressalta a pesquisadora.

Autora da tese de doutorado “O cinema digital e seus impactos na formação em cinema e audiovisual”, defendida na Escola de Comunicações e Artes da USP, constatou, por meio das entrevistas, que professores de ensino superior da área consideram o envolvimento das novas gerações com o cinema superficial.

Ao mesmo tempo em que se familiarizam com as novas tecnologias muito cedo, falta-lhes aprofundamento na arte de contar uma história.  “Embora o básico de contar histórias pela representação da ações seja o mesmo desde os gregos antigos, tornando seu ensino ainda fundamental, o público mudou e a dramaturgia contemporânea configurou-se com os hipertextos, a interação, a hipermídia, aproximando-se cada vez mais dos jogos que, ao seu tempo, têm na linguagem cinematográfica a sua matriz”, descreve a pesquisadora.

A demanda do mercado de trabalho também foi abordada na tese. “Estimular o pensar no ensino da dramaturgia para grandes e pequenos conteúdos, filmes para diferentes mídias e janelas, e para jogos eletrônicos, não só é importante para a melhoria dos conteúdos audiovisuais como para a ocupação de postos de trabalho, pois já é uma demanda dos mercados”, conclui.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-10052013-162929/pt-br.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s