Fisioterapia aquática: redução da dor e melhoria do sono em bebês prematuros


Bebês prematuros, nascidos antes de 36 semanas de gestação, forma colocados no meio líquido, para avaliar os efeitos da fisioterapia aquática na dor e no ciclo de sono e vigília. Foram acompanhados 12 bebês, e as pesquisadoras Carine Vignochi, Patrícia P. Teixeira e Silvana S. Nader observaram que, após as sessões de fisioterapia, os estados de sono variaram entre sono leve com olhos fechados e algum movimento corporal. “Antes da fisioterapia, os recém-nascidos apresentaram comportamentos que variaram entre totalmente acordados, com movimentos corporais vigorosos e choro”, destacam.

Autoras da pesquisa “Efeitos da fisioterapia aquática na dor e no estado de sono e vigília de recém-nascidos pré-termo estáveis internados em unidade de terapia intensiva neonatal”, os pesquisadores submeteram os bebês prematuros a sessões de fisioterapia com dez minutos de duração cada. Durante as sessões, foram realizados movimentos que estimulam as posturas flexoras e a organização postural.

Diante dos resultados, as pesquisadores afirmam que a fisioterapia aquática, quando bem indicada, pode ser utilizada como um método não farmacológico para o alívio de dor e para a melhora da qualidade e do tempo de sono profundo, contribuindo com os princípios multidisciplinares de humanização em UTI Neonatal. “A dor é uma experiência sensorial, e abordagens farmacológicas e não farmacológicas podem ser utilizadas, sendo que as pesquisas sobre o tratamento da dor enfatizam o uso simultâneo de ambas”, explicam as pesquisadoras. “As intervenções não farmacológicas, como abordagens táteis, massagens, sucção não nutritiva e banhos de imersão objetivam, principalmente, prevenir a intensificação de um processo doloroso, a desorganização do neonato, o estresse e a agitação, ou seja, minimizar as repercussões da dor”.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para ler o estudo completo, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552010000300013&lng=pt&nrm=iso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s