Marca-país Brasil: percepção de estrangeiros afeta turismo

Os Estados Unidos ocuparam, até recentemente, o segundo lugar entre os países que mais enviaram turistas ao Brasil. Esse número, entretanto, caiu gradualmente a cada ano. A explicação óbvia para a queda é a crise norte-americana. A pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti, entretanto, resolveu analisar a questão à luz da consideração da marca-país Brasil. “A consideração da marca-país, como sendo a percepção da imagem e as associações da marca de uma nação – vista pelos estrangeiros, é um aspecto frequentemente presente, seja no panorama econômico, político, social, acadêmico, na moda, no esporte, no cinema e, finalmente no turismo”, explica.

Autora da dissertação de mestrado “Identidade de marca-país: comunicação da marca Brasil nos Estados Unidos da América”, defendida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto, Fabiana Gondim Mariutti defende que o Brasil necessita de estudos sobre seu próprio conceito de país de origem e, principalmente, o fortalecimento de sua identidade de marca.

A pesquisa concluiu que a Marca Brasil apresenta relações incompletas e divergências conceituais com a teoria, cujo conceito firma-se que a identidade da marca é a visão estratégica da marca. “Esse entendimento é distorcido teoricamente pela Embratur e não experimentado nas respostas dos entrevistados”, destaca a pesquisadora. “Portanto, a identidade central da marca Brasil que deveria ser a alma da marca corresponde parcialmente à desejada pela Embratur, trazendo apenas a diversidade como característica”. Além disso, aponta a pesquisa, a identidade expandida, cujos elementos dimensionais da identidade da marca são organizados em quatro perspectivas, não proporcionaram textura e integridade da marca Brasil. “Cada experiência com a Marca Brasil em contextos diversos proporciona associações com a reputação e a imagem do país”, ressalta o estudo.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-04052012-113333/pt-br.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s