Depressão pós-parto: pacientes sentem a maternidade fora do padrão


A depressão pós-parto, mesmo após tratamento, pode levar a uma nova concepção do papel de mãe, criada pela própria mulher. “O desarranjo causado pela Depressão pós-parto não foi revertido (após tratamento) e, por isso, as mulheres tiveram que se adaptar a um novo normal, no qual a identidade pessoal, a percepção sobre a maternidade, a relação com os filhos e companheiros foram negativamente afetadas”, destaca o pesquisador Hudson Pires de Oliveira Santos Júnior, autor da tese de doutorado “A trajetória de mulheres brasileiras na depressão pós-parto: o desafio de (re)montar o quebra-cabeça”, defendida na Escola de Enfermagem da USP.

Hudson Pires de Oliveira Santos Júnior realizou um estudo interpretativo descritivo com 15 mulheres diagnosticadas clinicamente do depressão pós-parto e nove familiares indicados por elas. “A trajetória das mulheres na experiência da Depressão Pós-Parto as levou a vivenciar uma maternidade fora dos padrões idealizados que, como consequência, modificou a forma como elas entendiam a própria identidade”.

O pesquisador destaca ainda que os pensamentos relacionados à intenção de machucar os próprios filhos representam o fator que mais afetou a concepção de maternidade. “Mesmo os sintomas depressivos tendo afetado a capacidade individual das mulheres e a própria percepção sobre si mesmas, foi apenas a falha em cuidar da criança que despertou a questão da depressão e gerou a necessidade por assistência”, observa.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-16032013-172821/pt-br.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s