Educação: conhecimento científico não chega à sala de aula

A diferença entre o conhecimento existente e a prática diária nas escolas é, para as pesquisadoras em Edcuação Zenita Cunha Guenther e Carina Alexandre Rondini, um problema permanente na área de educação. “A maior parte do saber acumulado pela pesquisa científica, mesmo quando disponível aos profissionais da educação, permanece ao nível de discussão, publicações e comunicação em meios acadêmicos”.

Autoras do estudo “Capacidade, dotação, talento e habilidades: entender diferenças entre os conceitos”, as pesquisadoras afirmam ainda que o conhecimento científico não chega ao seu destino final: a sala de aula. “Os professores não parecem ver relação entre o que se estuda em “Ciência da Educação” e o que acontece, de fato, no trabalho diário com os alunos”.

As pesquisadoras apontam o interesse mundial do meio acadêmico pela área de educação especial. Segundo elas, a literatura científica voltada ao desenvolvimento da capacidade e potencial nos escolares cresce a cada ano. Esse conhecimento, entretanto, não parece estar influenciando muito a prática educacional no Brasil.

As pesquisadoras apontam ainda a difusão de mitos sobre educação especial, na grande mídia, como os relacionados aos alunos superdotados. Para as autoras, cenários confusos dificultam a compreensão dos conceitos. “Isso se reflete no dia a dia escolar, inibindo e obscurecendo esforços para identificação e provisão de condições educacionais favoráveis aos alunos dotados e talentosos”.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000100011&lang=pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s