Dia de brincadeiras para crianças autistas: como aproveitar ao máximo

 

Inventar um dia de brincadeiras com outras crianças é uma oportunidade para incentivar as amizades da criança autista. Para que o dia seja tranqüilo e traga benefícios à criança autista, além de proporcionar bons momentos aos colegas, é importante planejar com alguma antecedência.

A primeira coisa a se fazer é refletir se a criança está pronta para uma experiência assim. Afinal, mesmo que a criança autista conviva com os colegas como vizinhos, na escola ou em família, esse dia será diferente de sua rotina.

A psicóloga Lauren Elder afirma que um dia de brincadeiras tem mais chances de ser um sucesso se a criança autista tiver o hábito de brincar com brinquedos ou jogos, de preferência do tipo que interessa às outras crianças que participarão. A criança autista não precisa ser hábil na interação com outras crianças, mas o dia será mais proveitoso se ela demonstrar um mínimo interesse para brincar ou jogar com elas.

Adultos também podem ser companhia da criança autista durante um dia de brincadeiras. A vantagem é que eles tendem a ser mais estruturados e adultos, fornecendo orientação quando necessário. Dessa forma, a criança autista poderá aprender as regras básicas de um jogo, por exemplo, para no futuro jogá-lo com outras crianças.

O ideal, seja adulto ou criança, é que o parceiro da criança autista nesse dia de brincadeiras seja uma boa companhia para ela. Crianças pacientes e flexíveis são boas companhias, pois além de estarem dispostas a ajudar podem chamar outras crianças para futuras interações sociais. Escolher com antecedência a atividade, de preferência uma com a qual a criança autista já esteja familiarizada, também dará melhores resultados.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Baseado no artigo “Como podemos ajudar nossas crianças a terem um dia de brincadeiras de sucesso?” (tradução livre para o português).

Para ler o texto original completo (em inglês), acesse o link: http://www.autismspeaks.org/blog/2013/08/23/how-can-we-help-our-child-have-successful-play-date

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s