Identificação de superdotação/altas habilidades: Modelo das Portas Giratórias

O chamado Modelo das Portas Giratórias (MPG) é uma proposta para identificação de superdotação/altas habilidades em alunos, baseada na teoria dos Três Anéis. Proposta pelo pesquisador Joseph Renzulli, a Teoria defende que a superdotação é resultado das relação entre três fatores: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade.

O Modelo das Portas Giratórias tem como objetivo identificar alunos para composição de grupos de talentos, e envolve, além do próprio aluno sobre o qual existe a suspeita de superdotação, professores, pais e alunos participantes do grupo em anos anteriores.

A avaliação segue seis passos: (1) teste de inteligência (2) nomeação por professores; (3) caminhos alternativos; (4) nomeações especiais; (5) notificação e orientação a pais; e (6) informação de ação.

Além de testes de inteligência, o Modelo apresenta abertura para utilização de testes de criatividade, buscando alunos que podem passar despercebidos por não apresentarem resultados típicos do aluno considerado pelo senso comum como superdotados, tais como notas altas ou alto desempenho em disciplinas da área de Exatas.

A participação dos pais ocorre no quinto passo da avaliação, quando são informados sobre a indicação de seus filhos e convidados a participar de uma reunião com os responsáveis pela área de superdotação, na qual o programa será apresentado.

O Modelo também apresenta a possibilidade de inclusão de novos alunos no grupo de talentos no decorrer do ano letivo, quando, no sexto e último passo, professores são convidados a indicar alunos de fora do grupo que tenham apresentado interesse incomum pela matéria ou conteúdo específico estudado pelo grupo de talentos.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog http://www.meunomenai.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s