Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, contará em breve com um grupo dedicado a estudos da área de Neurociências. O Grupo de Estudo Reflexões em Neurociência Contemporânea é o primeiro grupo do Polo Ribeirão Preto do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da Universidade de São Paulo.

O coordenador da iniciativa é o neurofisiologista Norberto Garcia Cairasco, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Professor associado da FMRP da USP,entre outras atividades o doutor Norberto Garcia Cairasco atua na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, integrando em seus trabalhos temas como epilepsia, avaliação comportamental e alterações do controle motor. Além de coordenar e realizar atividades na interface

O Grupo de Estudo Reflexões em Neurociência Contemporânea do IEA discutirá as funções e disfunções do cérebro a partir de uma visão integrada e transdisciplinar. Serão levados em conta aspectos ligados ao cérebro subjacentes às análises de vários campos do conhecimento, conceitos filosóficos e características do comportamento humano, entre os quais: história da arte, história da ciência, consciência, livre-arbítrio, moralidade, violência e tomada de decisão..

Algumas das atividades já definidas pelo grupo são: contribuir para a realização do simpósio internacional NEWroscience 2013 — Epilepsies: Complexity and Comorbidities, que acontece de 18 a 21 de setembro na FMRP; organizar mesas-redondas sobre assuntos polêmicos relacionadas à neurociência na contemporaneidade, dando continuidade a série de eventos sobre o tema realizada em 2012 e 2013; e contribuir na divulgação da 3ª Semana Nacional Cérebro, prevista para março de 2014.