Empreendedorismo feminino: estudo aponta aquecimento de mercado e conquista de poder pela mulher


No Brasil, assim como em diversos países do mundo, as mulheres têm mais dificuldade de inserção no mercado de trabalho com vínculo formalizado e de receber maiores salários, apesar de contarem com maior grau de escolarização. Esses são os apontamentos do estudo “Empreendedorismo feminino no Brasil: perspectivas”. A partir destas constatações, os pesquisadores Deilson Aparecida leite Freire, Leonor Natividade de Medeiros Campos, Rosany Corrêa e Henrique César Melo Ribeiro, autores do estudo, analisaram a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, de 2002 a 2010, além de outras pesquisas relacionadas ao assunto.

O empreendendorismo feminino, segundo os pesquisadores, é uma forma de as mulheres assumirem o poder no âmbito profissional, escapando da situação de subordinação e vulnerabilidade, além dos salários mais baixos em relação aos dos homens, mesmo quando desempenham as mesmas funções. “Se metade da população mundial, composta por mulheres, lançar-se em alguma atividade empreendedora, poderá ocorrer um maior aquecimento da economia nacional”, ressaltam.

Outro resultado desse novo contexto seria uma transformação nas relações entre homens e mulheres, defende o estudo. “Deve-se pensar em como a mulher é vista na sociedade como um todo”, explicam os pesquisadores.  “ Analisando-se os diferentes papéis que ela exerce –  mãe, mulher, filha, empresária, dentre outros – fica claro que o seu papel dentro da família exerce grandes reflexos na busca do seu empoderamento”.  Espera-se que a mulher vivencie sempre o papel de

As expectativas convencionais em torno da mulher também refletem em seu papel como empreendedora. “Espera-se que a mulher seja esposa e não de empreendedora”, afirma o estudo, destacando ainda a valorização das chamadas características masculinas. “As mulheres precisam repensar o seu espaço em uma sociedade paternalista e desigual”.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://pe.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/tec/article/view/300/317

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s