Psicólogos atuando em segurança pública: pesquisadores defendem adoção de conceitos centrais

A reedição de propostas que visam ao combate da criminalidade abre um novo campo de atuação para psicólogos: a segurança pública.

Os pesquisadores Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, Virginia Kastrup e Jefferson Cruz Reishoffer abordam o tema no estudo “Psicologia e segurança pública: invenção de outras máquinas de guerra”. “Como psicólogos, quais seriam nossas contribuições para o contexto atual de segurança pública que buscamos delinear em algumas linhas através de alguns analisadores?”, perguntam os autores. Para responder a esta e outras questões, a pesquisa examina as principais definições de controle social, procurando relacionar a questão da escalada da insegurança com o advento da nova ordem social proposta pelo modelo neoliberal.

A atuação do psicólogo, segundo os pesquisadores, poderia ganhar outra potência com a utilização de dois conceitos centrais da Análise Institucional Francesa: a autoanálise e a autogestão. “Será a partir destes processos que as comunidades poderão produzir saberes acerca de seus próprios problemas, de suas reais necessidades, de suas limitações e das causas que determinam tais necessidades e tais limitações”, explicam.

O estudo reúne, ainda, três analisadores: o ‘caveirão”, os mandados de busca coletivos e os autos de resistências, que condensam uma correlação de forças que fortalece a criminalização da pobreza e a adoção do extermínio como políticas de segurança pública.

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog http://www.meunomenai.com

Para conhecer o estudo completo, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822012000100007&script=sci_arttext

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s