Imagem

Para preparar os alunos e professores interessados em desenvolver projetos para feiras de ciências, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) desenvolveu em parceria com a INTEL dois cursos online e gratuitos: “Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica” e “Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia”.

Os cursos são parte da Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia (APICE), desenvolvida pela FEBRACE e a Intel, e têm duração de cerca de 30 horas cada um. Os dois cursos podem ser feitos em qualquer lugar, bastando um computador com acesso à internet Banda Larga. Existe ainda a opção de receber os cursos em DVD, enviados gratuitamente. Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão.

As inscrições estão abertas no site da plataforma APICE, e até o final de agosto os organizadores receberão comentários e sugestões sobre a organização do site, para aperfeiçoamento. Para deixar seus comentários e se inscrever nos cursos, acesse o site: http://apice.febrace.org.br/

Feiras de ciências são uma excelente oportunidade para alunos praticarem conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Os eventos podem ser voltados à replicação de experiências, para demonstração prática da teoria, ou ao estímulo do espírito investigativo, incentivando os alunos a usarem a ciência para resolver problemas de seu próprio cotidiano. A FEBRACE, promovida desde 2001 pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) faz parte deste segundo time.

Os alunos selecionados pela FEBRACE representam o Brasil todos os anos na Intel ISEF, maior feira de ciência e engenharia do mundo, realizada nos Estados Unidos, conquistando novos prêmios a cada ano. A FEBRACE também oferece bolsas de iniciação científica e prêmios aos melhores projetos.

Para conhecer mais sobre a FEBRACE, visite o site: http://www.febrace.org.br