Estimulação da consciência fonológica: pesquisadores apontam proposta para atuação em creche

Imagem

A consciência fonológica, habilidade de segmentar os sons da fala refletindo sobre a estrutura sonora das palavras, foi tema de estudo com crianças entre quatro e cinco anos. Durante três meses, os pesquisadores Marisa de Sousa Viana Jesus, Alena Nazareth soares, Ludimila Kyrath Lobo, Luiza Cristina Aurora, Maria Izabel e Simões Horta desenvolveram um programa de estimulação da consciência fonológica, e em seguida utilizaram parte do instrumento de avaliação seqüencial da Consciência fonológica (Confias). “Estudos mostram que o treinamento dessa habilidade metalinguística (consciência fonológica) aumenta significativamente as possibilidades de um bom desempenho futuro no aprendizado da leitura e escrita”, destaca o estudo.

Os pesquisadores observaram diferenças significativas, após a aplicação do programa, nas habilidades e Segmentação, Identificação de sílaba inicial e Transposição silábica, mostrando que as crianças se beneficiaram do programa de treinamento. “Nas demais etapas – Identificação, produção e exclusão de rima, Produção de palavra com a sílaba dada e Identificação de sílaba medial, houve um aumento da média de escores, mas estatisticamente não foi significativo”, destacam.

O fato de as crianças ficarem expostas ao processo escolar formal durante o tempo em que tal pesquisa foi realizada foi apontado pelos pesquisadores como um possível fator de interferência nos resultados positivos, assim como a possibilidade de que a primeira testagem possa ter exercido efeitos cumulativos de aprendizagem. “Sugere-se que pesquisas posteriores incluam no delineamento da pesquisa um grupo que não seja submetido ao programa, para que melhor se evidencie o real resultado da estimulação”.

De acordo com os pesquisadores, os resultados obtidos têm implicações práticas para a prevenção e remedição do fracasso em leitura e escrita.

O trabalho pode ser lido na íntegra no link: http://pe.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/tec/article/view/270/230

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s