Imagem

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, conta com um programa especial para quem deseja ajudar a instituição. Recentemente, uma postagem sobre a necessidade de toucas de crochê e tricô para crianças com câncer despertou a solidariedade de muita gente talentosa e bem-intencionada. Agora, o INCA já conta com toucas em número elevado, e a necessidade mais urgente passou a ser de roupas, sobretudo calças de moletom, e produtos de higiene pessoal.

Para quem se dedica ao tricô e crochê, nada impede de continuar ajudando. O INCA conta também com um bazar de produtos novos e usados, para arrecadar fundos, e certamente peças como mantas, sapatinhos e casaquinhos de bebê serão bem-vindos.

O trabalho voluntário no INCA surgiu na década de 1950, e desde a década de 1980, com a organização do voluntariado, funciona ativamente o INCAvoluntário, que conta com ações em várias frentes: apoio ao paciente, humanização do ambiente hospitalar, apoio às mobilizações do instituto (como o Dia Nacional de Combate ao Câncer) e captação de recursos humanos e financeiros.

O INCA possui um manual para quem deseja conhecer ou participar do INCAvoluntário, que pode ser acessado no próprio site do instituto: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=257