Quase metade de crianças autistas que não falaram até os cinco anos poderão falar com fluência mais tarde

Imagem

O fato de uma criança autista não falar entre os quatro ou cinco anos não significa que ela nunca irá falar, como receiam alguns pais. Estudo publicado na revista Pediatrics verificou que 70% de crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos que não falavam aos quatro anos desenvolviam-se a ponto de utilizar frases simples, enquanto quase metade adquiria com o decorrer dos anos um linguajar fluente e adequado.

O estudo analisou mais de 500 crianças com autismo, e não encontrou relações entre a possibilidade da criança desenvolver a linguagem mais tarde e suas condições demográficas, como a região em que nasceu, e condições psiquiátricas, como o grau do autismo, crises de ansiedade ou agressividade, por exemplo. Isso quer dizer que a princípio qualquer criança pode desenvolver a fala, mesmo que já tenha passado dos cinco anos.

A pesquisa destaca ainda não ter encontrado indícios de que interesses restritos (crianças que comem somente determinados alimentos, por exemplo, ou gostam apenas de uma cor, estilo de roupa ou brinquedo), assim como as condutas repetitivas que muitos autistas apresentam (girar constantemente objetos, por exemplo) e os aspectos sensoriais (como extrema sensibilidade/aversão ao toque) interfiram significativamente no desenvolvimento da linguagem.

Fonte: http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2013/02/26/peds.2012-2221

25 Comments

    1. Dercilene, não devemos perder as esperanças!
      Espero que muito em breve você volte aqui para nos contar novidades boas sobre seus pacientes.
      Abraços, obrigada pela visita ao Meunomenai e volte sempre.
      Silvana Schultze

  1. Fiquei feliz com a notícia,meu neto tem 8 anos fala muitas palavras às vezes parece um papagaio repetindo o que falamos,mas tem muitas dificuldades para formar uma frase.è uma grande esperança.Origada.

    1. Marize, sem dúvida é uma grande esperança. Seu neto deve estar na fase ecolálica… Torço sinceramente para que em breve você volte aqui para nos contar sobre os novos progressos dele. Será um prazer contar mais uma história de superação e vitória!
      Obrigada pela visita ao Meunomenai e abraços,
      Silvana Schultze
      Editora do blog

  2. Essa notícia me deixou bastante aliviada, o meu filho só repete palavras o tempo todo, e também canta somente o refrão das músicas que ele gosta. Na verdade acho que ele está na fase ecolálica. O meu filho tem 04 anos. Rsr acho lindinho ele dizendo: _ Um, dois três e jááá… kkk

  3. Meu filho de 3 anos ainda não fala também, sempre fico muito tensa e preocupada e bom saber destes números das pesquisas, pois acalmam e acalentam esperanças muito obrigado

  4. Meu filho tinha um repertório de mais de100 palavras aos 2 anos. Entre 3 e 5 anos praticamente não falava e pouco se comunicava conosco. Com cinco anos e até agora, sua capacidade comunicativa (incluindo palavras, gestos e troca de figuras) tem melhorado progressivamente – a fala, principalmente após completar 6 anos. O que fez uma grande diferença foi trabalhar alguns antecedentes da linguagem. Primeiro, coordenação olho-mão, depois, a atenção conjunta. Na sequência, introduzimos um sistema de troca de figuras e tb alguns gestos. Recentemente, ele começou a usar palavras com mais frequência e tb está se mostrando mais receptivo quando treinamos a pronúncia das palavras com ele (com 6 anos meio). Usamos muito as palavras relacionadas aos interesses dele e às situações do dia a dia para que a linguagem esteja contextualizada e faça sentido. Não percam a esperança e reavaliem se as estratégias não estão dando resultado. Fico por aqui na torcida! 🙂

  5. Meu filho completou 10 nos,não fala nada…………só emite sons,mas ele é super independente,olha muito nos olhos das pessoas,é carinhoso,não é agressivo…………é obediente,entende tudo q a gente fala,eu posso ter esperanças q ele fale????

    1. Olá Viviane, obrigada por sua visita e comentário. Não sou especialista em autismo, mas acredito que mesmo um especialista pensaria duas vezes antes de garantir que seu filho vai ou não falar um dia. Mas como mãe eu diria para você não perder as esperanças. Espero sinceramente que você volte em breve para postar boas notícias. Toda saúde e felicidade a vocês, abraços,
      Silvana

    2. Viviane, comunicar é muito importante, podemos fazer isso de muitas formas. Quando falta a “voz”, pode-se também percorrer outros caminhos. Atualmente estudo sobre Comunicação Alternativa. A utilização de Comunicação Alternativa é algo que tem me instigado muito pois pode contribuir para abrir caminhos importantes para o desenvolvimento da linguagem não-oral e o desenvolvimento em geral – inclusive há muitos casos em que as crianças começar a falar depois de iniciar a utilização de comunicação alternativa. Mesmo em casos de pessoas com autismo que não utilizam a fala, já temos exemplos numerosos de pessoas com autismo que se comunicam fluentemente através da escrita e uso de recursos computacionais. Procure informações sobre Carly Fleishchmann, Ido Kedar, Tito Mukhopadhyay, Naoki Higashida (Tem o livro traduzido em português “O que me faz pular”), Elizabeth M. Bonker. Não perca a esperança, mas avalie também outras possibilidades 😉

  6. Olá meu filho se chama André tem Síndrome de Down com espectro autista e tem 8 anos e ainda não fala já falou seu nome com 1 ano e meio e o nome da irmã falou a dois anos atras e depois não falou mais .
    Fala baba que seria papai´.Tenho esperança que ainda vai falar e agora com essa notícia fico ainda mais esperançosa!!!!

    1. Olá Marisa, que bom que gostou do texto. Espero sinceramente que seu filho continue se desenvolvendo sempre. Leia também um texto aqui do blog chamado “A história de Ariel”, foi contado para mim diretamente por uma mãe, também leitora do blog, e acho uma história muito emocionante.
      O link é este:
      http://meunomenai.com/2013/07/21/a-historia-de-ariel-autista-aos-sete-anos-falou-a-primeira-palavra-aos-13-a-primeira-frase-e-aos-21-fala-perfeitamente-duas-de-suas-vontades-comer-pipoca-e-assistir-comer-rezar-amar/
      Abraços!
      Silvana Schultze

  7. por favor preciso de ajuda… meu filho tem 4 anos… e ainda n falar..mas tenho certeza que ele ouvir… e entende td que agente falar e faz td que nós pede… o problema que ele não falar.
    e a irmã que vai fazer 2 anos ja estar falando… o que devo fazer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s