Imagem

Identificar a variação genética responsável pela gagueira é um grande desafio enfrentado por diversos grupos de pesquisa. Com base nessa realidade, o estudo “Gagueira desenvolvimental persistente familial: perspectivas genéticas” analisa os prováveis fatores genéticos envolvidos com a manifestação da gagueira desenvolvimental persistente familial. “A predisposição biológica no desenvolvimento da gagueira ainda não é bem compreendida, mas contribuições genéticas para esta predisposição são reforçadas tanto por referências à agregação familial da gagueira, quanto à gagueira familial, que têm aparecido na literatura há mais de 70 anos”, destaca o trabalho.

Os pesquisadores Breila Vilela de Oliveira, Carlos Eduardo Frigério Domingues, Fabíola Staróbole Juste, Claudia Regina Furquim de Andrade e Danilo Moretti-Ferreira, autores do estudo, afirmam que o modelo exato de transmissão da herança genética para a gagueira provavelmente varia entre famílias e populações. “A gagueira é uma desordem da comunicação oral que tem uma característica multidimensional”, explicam.

De acordo com o estudo, a melhor compreensão dos fatores genéticos é determinante para o entendimento de sua etiologia primária, dos aspectos epidemiológicos e dos possíveis fatores não genéticos envolvidos e que tem importantes implicações no diagnóstico e no prognóstico do paciente. “As análises genômicas demonstram, concomitantemente, a relevância dos componentes genéticos envolvidos e sua complexidade, sugerindo assim tratar-se de uma doença poligênica, na qual diversos genes de efeitos variados podem estar envolvidos com o aumento da susceptibilidade de ocorrência da gagueira”.

Os pesquisadores ressaltam que profissionais devem estar alertas ao fato de que uma criança com histórico familial positivo para gagueira poderá ter uma forte tendência a desenvolver o distúrbio de forma crônica. “As avaliações objetivas e os tratamentos controlados têm um papel muito importante para o domínio da evolução do distúrbio”.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400021&lng=pt&nrm=iso