Marketing e Deus: o apoio de organizações religiosas

Imagem

A Igreja pode favorecer formação de capital social e propiciar motivação econômica.  Essa é a constatação do estudo “”Segurando na mão de Deus”: organizações religiosas e apoio ao empreendedorismo”.

A pesquisa investiga mecanismos de apoio ao empreendedorismo proporcionados por organizações religiosas, por meio da análise de duas organizações, uma católica e outra evangélica. “Os resultados do trabalho indicam uma confluência entre os dois casos: o pertencimento às igrejas resulta na formação de capital social orientado para as várias dimensões econômicas e no reforço religioso à motivação econômica”, destaca o estudo. “As diferenças, contudo, encontram-se na representação religiosa do significado do sucesso econômico e na articulação e fechamento de suas respectivas redes sociais”.

Os professores autores da pesquisa, Mauricio Custódio Serafi, Ana Cristina Braga Martes e Carlos L. Rodriguez observaram ainda que, no caso da experiência neopentecostal, a ênfase recai mais diretamente sobre as vantagens do pertencimento à Igreja e suas redes. “Os recursos organizacionais aparecem revestidos por um discurso que apela para um novo tipo de chamado, secular, mas sacralizado: o direito de ser rico e feliz, que Deus a todos concede, desde que abençoados na Terra pela igreja e não mais como predestinados, como no caso do calvinismo”, ressaltam. “Nesse sentido, ser rico e feliz adquire um caráter quase coercitivo de um dever para com Deus, o que acaba por legitimar o papel ativo da Igreja diante dos negócios”.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902012000200008&lng=pt&nrm=iso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s