Imagem

A maneira como a indústria editorial aloca recursos revela suas estratégias para apropriação de lucro. Com base nessa premissa, a pesquisa “O livro digital no mundo editorial e a evolução histórica do copyright e das estratégias de apropriação de lucro”, investiga os efeitos positivos e negativos da proteção da propriedade intelectual.

A investigação abrange estes efeitos sobre o bem-estar social e sobre os mecanismos contratuais e estratégias empregados pelos agentes econômicos em relação ao delineamento jurídico copyright.

Defendida por Lemilson José Cavalcanti de Almeida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, a dissertação de mestrado apresenta ainda uma comparação das práticas brasileiras no setor com as dos Estados Unidos, Reino Unido e França. “Antes de almejar lucro, a indústria editorial busca acordar uma nova organização setorial para a criação e a distribuição de excedentes”, conclui o autor.Ele afirma ainda que essa nova organização vai impactar em uma nova forma de especialização e coordenação da produção.

Fonte: Universidade de São Paulo.