Limitação do consumo consciente

Imagem

Qual a constituição ideológica do consumo consciente? A partir dessa pergunta, a pesquisadora Mônica Yoshizato Bierwagen  desenvolveu sua dissertação de mestrado “A ideologização do consumo consciente: uma análise sobre soberania do consumidor e liberdade de escolha”, na unidade de Ciência Ambiental da USP.

Segundo a pesquisadora, nos últimos anos, o chamado consumo consciente – um modo de consumir que leva em consideração as repercussões ambientais e sociais associadas à sua prática  – tem se difundido na sociedade como uma importante via de participação dos consumidores no enfrentamento da crise ambiental. “Substituir produtos convencionais por orgânicos ou certificados, separar o lixo, reduzir o desperdício de água, alimentos e energia elétrica, entre outras, são atitudes que começam a fazer parte do dia-a-dia dos consumidores, não apenas por comunicar às empresas preferências de consumo, mas, sobretudo, por exigir delas adequação a esses novos valores”, ressalta.

Mônica Yoshizato Bierwagen afirma ainda que, nesse cenário, produção mais limpa associada à oferta de produtos e serviços ecologicamente corretos seria não apenas um diferencial competitivo, mas uma condição necessária para a sobrevivência das empresas no mercado. “Apesar da necessidade de se estabelecer uma nova mentalidade de consumo que incorpore os problemas ambientais e sociais, o consumo consciente tem sido reconhecido como uma estratégia limitada, entre outros motivos, porque seria responsável pelo enfrentamento apenas dos efeitos, mas não das causas dos padrões insustentáveis de consumo: ao assumir implicitamente o consumo como troca econômica dentro de um cenário de mercado, não seria capaz de questionar o aspecto crucial da mudança nos padrões de consumo, ou seja, uma ordem sócio-político-econômica que tem no consumismo o elemento básico que define os hábitos e estilos de vida contemporâneos”, destaca.

Fonte: Universidade de São Paulo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s