Falso-negativo em triagem auditiva neonatal é pouco abordado em pesquisas

Imagem

A disseminação da internet como meio de busca de informações sobre saúde deram origem à pesquisa “Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na língua portuguesa”, defendida por Juliana Nogueira Chaves na Faculdade de Odontologia de Bauru da USP.

Com o objetivo de verificar os aspectos de qualidade técnica e de conteúdo dos websites sobre triagem auditiva neonatal na língua portuguesa, a pesquisadora reuniu um grupo de fonoaudiólogos para selecionar descritores, por meio da técnica Delphi.

Inserindo os descritores no Google Trends, Juliana Nogueira Chaves levantou um grupo de termos possíveis de serem utilizados pelos pais na busca de informações na internet sobre triagem auditiva neonatal.

Os tópicos mais abordados em 19 websites foram sobre os objetivos e benefícios da triagem auditiva neonatal, além do processo de diagnóstico audiológico. Os menos discutidos foram sobre o resultado falso-negativo, desenvolvimento da audição e da linguagem, resultado falso-positivo, acompanhamento audiológico, interpretação dos resultados Passa / Não passa, reteste e protocolo.

A pesquisadora concluiu ainda que o nível de leitura dos textos é difícil, e que devido à falta de hábito de se inserir links, os websites nacionais tornam-se pouco relevante no sistema de procura Google. “Há necessidade de revisar o nível de leitura dos conteúdos e os aspectos de qualidade técnica referentes à precisão e atualização das informações, autoria e links”, ressalta.

Fonte: Universidade de São Paulo.

O trabalho completo está disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05062013-102124/pt-br.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s