Desenvolvimento social é principal ganho de crianças e adolescentes especiais que frequentam escola

Imagem

Crianças e adolescentes com Síndrome de Autismo que frequentam a escola apresentam melhoras na aprendizagem, independência, comunicação e comportamento. Por outro lado, os resultados escolares são pouco notados.

Essas são as conclusões da pesquisadora Ana Gabriela Lopes Pimentel, autora do estudo “Autismo e escola: perspectiva de pais e professores”, apresentado na Faculdade de Medicina da USP. Participaram da pesquisa 56 cuidadores de crianças e adolescentes e 51 professores de escolares regulares e especiais.

Os pais e cuidadores tinham, em sua maioria, nível médio de ensino e renda familiar média-baixa. Os professores eram em sua maioria mulheres, com idades entre 31 e 40 anos, com formação em pedagogia e entre um e vinte anos de experiência profissional.

O desenvolvimento social foi citado pelos pais e cuidadores como a área de maior desenvolvimento: 53% dos cuidadores. Benefícios variados (de aprendizagem, independência, comunicação e comportamento) foram mencionados por 18% dos cuidadores, e 14% deles não perceberam qualquer efeito positivo relacionado à experiência escolar dos seus filhos.

Os professores responderam que acreditam influenciar principalmente a comunicação e as relações interpessoais. Mas também referem que as dificuldades são principalmente relacionadas à aprendizagem, à comunicação e ao comportamento da criança.

Os professores afirmaram ainda que a escola oferece apoio suficiente para seu trabalho, mas que há muito pouco apoio por outros profissionais, além da falta de tecnologia de ensino adequado.

Ana Gabriela Lopes Pimentel demonstra preocupação diante da falta de menção a resultados educacionais em sua pesquisa. “Ou o potencial educativo das crianças e adolescentes com Distúrbio do Espectro do Autismo está sendo subestimado ou os resultados escolares estão sendo ignorados pelas pessoas que devem compartilhar a responsabilidade por sua qualidade”, conclui.

Fonte: Universidade de São Paulo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s