Pesquisa da USP analisa decisão de mulheres por cirurgia bariátrica

Imagem

“O processo de tomada de decisão de mulheres obesas pela cirurgia bariátrica: uma abordagem compreensiva” é o título da pesquisa desenvolvida por Deíse Moura de Oliveira na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).

Partindo do pressuposto de que as mulheres que optam pela cirurgia enxergam os riscos envolvidos no procedimento como menos importantes do que as dificuldades enfrentadas em seu convívio com a obesidade, a pesquisadora conversou com 12 mulheres candidatas à cirurgia, em Juiz de ora, Minas Gerais.

Durante três meses, Deíse Moura de Oliveira conduziu entrevistas com as mulheres, baseadas em três questões: “O que fez você se decidir pela cirurgia bariátrica?”; “Como está sendo para você se decidir pela cirurgia bariátrica?” e “O que você espera para a sua vida ao decidir-se pela cirurgia bariátrica?”.

Analisando os depoimentos, a pesquisadora concluiu que o processo de tomada de decisão pela cirurgia das mulheres fundamentou-se em cinco fatore: a inadequação de seus hábitos alimentares, na incompatibilidade de suas aparências físicas com os padrões da sociedade contemporânea, no preconceito vivenciado, nas limitações impostas pela obesidade e no insucesso de inúmeras tentativas anteriores de emagrecimento.

A pesquisadora observa ainda que, para essas mulheres, a cirurgia representa uma oportunidade de resgatar suas vidas, inserindo-se no mercado de trabalho e sentindo-se inclusas socialmente.

Fonte: Universidade de São Paulo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s