Imagem

Crianças e adolescentes com altas habilidades, também chamados de superdotados, nem sempre são facilmente percebidos em salas de aula. Existem diversas maneiras de uma alta habilidade se manisfestar, e não necessariamente por notas altas.

A advogada Claudia Hakim, especializada em Direito Educacional e criadora do blog http://www.maedecriancassuperdotadas.blogspot.com divulgou um questionário preliminar de triagem de superdotados, que poderá facilitar a identificação de alunos com altas habilidades. Confira abaixo.

Este é um questionário que poderá ajudar os professores a identificar os superdotados em sala de aula. 
 
QUESTIONÁRIO PRELIMINAR DE TRIAGEM DE SUPERDOTADOS
 
  CARACTERÍSTICAS GERAIS:
 
Nome do aluno:………………………………………………………………… 
Data de nascimento:………………………………………………………….. 
Pai:………………………………………………………………………………….. 
 Mãe:………………………………………………………………………………… 
Endereço completo: …………………………………………………………. 
Telefone para contato: ………………………………………………………
Escola de origem:……………………………………………………………… 
Professor avaliador:………………………………………………………….. 
Série:………….. Turma:………………..
Grau……………………………… 
INSTRUÇÕES: Observe seu aluno, em várias situações, e assinale com “X”, apenas quando ele demonstrar a característica mencionada no item.
Características  
Presença do item
Aprende com rapidez e facilidade  
 
Gosta de idéias novas
 
Tem vocabulário extenso para sua idade  
 
Diz coisa com muita graça e humor  
 
É bom desenhista  
 
Preocupa-se com o sentimento dos outros
 
Gosta de adivinhações e problemas  
 
Sempre pergunta: – Por quê? 
 
Adora imitar e apelidar os outros
 
Tem boa memória
 
Diz as verdades sem inibições
 
Quer sempre aprofundar-se nos assuntos
 
É bastante original em suas perguntas e respostas 
 
Tem facilidade para mostrar o que sente 
 
Tem sempre uma idéia diferente e aproveitável 
 
É sempre procurado pelos colegas 
 
Faz perguntas provocativas
 
Gosta de ler
 
Fala facilmente com os outros 
 
Defende suas idéias com pronta e lógica argumentação
 
Gosta de recitar, escrever poesias e estórias
 
Gosta de fazer coleções
 
Tem ótimo senso crítico 
 
Aceita e propõe desafios
 
Gosta de representar papéis 
 
É difícil ser enganado pelos outros 
 
Como aluno é às vezes, perturbador 
 
Participa de tudo que o rodeia
 
É um dos mais admirados na sala; 
 
Revolta-se com controle excessivo 
 
Prefere atividades às rotineiras 
 
Gosta de atividades intelectuais 
 
Tem habilidades artísticas
 
Aborrece-se com programa rotineiro 
 
É persistente no que faz e gosta 
 
Tem sempre idéias e soluções