Sabe o que são fissuras labiopalatinas?

Imagem

Apesar de ser uma malformação congênita relativamente comum (um a cada 650 bebês nasce com ela), pouca gente sabe do que se trata uma fissura labiopalatina. Algumas pessoas pensam imediatamente em lábio leporino, mas é possível que a criança tenha a fissura e nasça com o lábio perfeito. E isso não quer dizer que o tratamento é mais simples ou mais rápido.
Pelo contrário. Crianças que nascem apenas com o lábio leporino (fissura labial) normalmente não têm a fala comprometida. Já quando a fissura é no pálato o tratamento é mais extenso, e quase sempre exige anos de tratamento fonoaudiológico, por exemplo.
Malformação congênita é uma condição presente ao nascimento de uma criança, que a acompanhará muitas vezes durante a vida inteira. Essa condição pode afetar um único órgão ou conjunto de órgãos, e mesmo nos casos e que é possível uma correção cirúrgica, é possível que após o procedimento o indivíduo mantenha hábitos compensatórios, tanto física quanto psicologicamente.
As fissuras labiopalatinas estão entre a segunda e a terceira malformação congênita que mais afeta a população, segundo a Associação Brasileira de Fissuras Palatinas. A fissura é uma das diversas formas de ocorrência deste grande grupo de malformação congênita, sendo caracterizada por uma abertura parcial ou total entre o palato, ou céu da boca, e a base do nariz. Pode acarretar problemas de alimentação, de fala e psicológicos aos seus portadores.
Ao contrário das fissuras labiais, caracterizadas pela separação do lábio superior em duas partes e que podem ser detectadas em exames ultrassom, quando há acompanhamento pré-natal adequado, as fissuras palatinas só são descobertas no momento do parto.
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s